Uma Visão de Futuro
NOTÍCIAS PLMJ

Pedro Barosa escreve tese sobre “The Significance of Emotional Intelligence to Trial Lawyers”

 

 

Pedro Barosa escreve tese sobre “The Significance of Emotional Intelligence to Trial Lawyers”
2017-10-04

Pedro Barosa, Associado Sénior de PLMJ Penal, acaba de concluir a sua tese no âmbito do curso de psicologia forense e criminal que tirou nas Nações Unidas em Turim, Itália.

O Advogado apresenta a sua tese “The Significance of Emotional Intelligence to Trial Lawyers”, um trabalho desenvolvido com suporte em material cientifico e através do qual o autor estabelece a ligação entre a inteligência emocional em contexto de Tribunal com a Inteligência “standard” ou a denominada “tradicional”. De acordo com Pedro Barosa, “…muitos Advogados com elevadas capacidades cognitivas são muito pobres em inteligência emocional, perdendo por isso muitas vantagens em Tribunal, um espaço de muitas emoções, desde as testemunhas aos próprios juízes”. Acrescenta ainda o autor que “Em resumo, saber direito é preciso, mas ter inteligência emocional poderá fazer a diferença dentro da sala de tribunal.” 

A referida tese começou a ser preparada desde que o Advogado regressou em Junho passado de Itália onde concluiu a Pós-Graduação em Psicologia Forense e Criminal na UNICRI (United Nations Interregional Crime and Justice Research Institute), entidade pertencente às Nações Unidas que tem como propósito auxiliar a comunidade internacional na prevenção da criminalidade e facilitar a justiça criminal. Recorde-se que os programas da UNICRI têm como prioridade, nomeadamente, a segurança nas áreas do cibercrime, segurança urbana, contra-terrorismo, proteção de população vulnerável, violência doméstica e justiça juvenil.

Leia a tese na íntegra através do ficheiro anexado.